Como Começar na Wicca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como Começar na Wicca

Mensagem por MissElphie em Sex Jan 01, 2010 6:27 pm

Não isto não irá ser um artigo com 20 mil rituais que ensinam uma pessoa a tornar-se bruxa. Será sim um artigo que se foca em dar conselhos sobre como começar os estudos na Wicca. Uma das perguntas que recebo mais é “Como posso Começar na Wicca?”. Existem tantas informações, tantas teorias, tantas ideias que alguém que está a começar, principalmente se não tiver muitas ajudas, vê-se… confuso.

Antes de mais, vamos esclarecer as coisas: A Wicca não é uma organização nem feita de organizações, em que basta chegar a um edifício assinar dois ou três papéis, levar com água benta e “Avé Deusa sou Wiccano!”. Quem pensa que as coisas funcionam assim, está muitíssimo enganado. Uma pessoa não se torna Wiccana (após Iniciação – seja lá ela como for) apenas para 3 ou 4 anos e depois muda de ideias porque já não gosta. É algo sério, não apenas um hobbie temporário. Quando escolhemos uma religião, seja ela qual for, e a adoptamos para a nossa vida, nosso quotidiano e filosofias devemos ter em conta o futuro a longa distância e não apenas aquele que vem nos próximos 3 ou 4 anos.

Outro ponto essencial: Não se foque só na Iniciação. Não é o ritual de Iniciação que irá torná-lo Wiccano. É todo o caminho que percorre até lá. A iniciação, como ritual, marca somente uma passagem, é uma formalidade. Necessária, mas uma formalidade. Tudo o que passamos, crescemos, aprendemos, lidamos, amamos até aquele momento é o que torna Wiccano e aptos para tal. E, para sustentar os meus argumentos, apresento um pequeno excerto da “Carga da Deusa” escrita por Doreen Valiente:

“E você que busca conhecer-me, saiba que sua procura e ânsia serão em vão, a menos que você conheça os mistérios: pois se aquilo que busca não se encontrar dentro de você, nunca o achará fora de si. Saiba, pois, eu estou com você desde o início dos tempos, e eu sou aquela que é alcançada ao fim do desejo.”

A Wicca é uma religião. Tal como o Cristianismo é uma religião, o Islamismo é uma religião, etc. Portanto, quando se começa a estudar e se pensa em adoptar a Wicca, há certas perguntas que devemos fazer a nós mesmos:

* Porque é que Deseja ser Wiccano/a?

Parece ser uma pergunta tão fácil, quando na realidade é das mais difíceis. Porque é que desejamos ser Wiccanos/as? Para ser famosos/as na escola? Para fazer feitiços? Para ser a próxima rapariga de Jovem Bruxas? Ser o novo Harry Potter? Para se ligar verdadeiramente à Natureza e aos seus Ciclos e sente que interiormente a Wicca é o caminho certo para si? Quais os seus motivos? Pense e reflicta correctamente e veja o que o faz tomar tais decisões e desejar ser Wiccano/a. Pense no que faz com que queira se entregar aos Deuses.

* O que na Wicca, o/a Atrai? O que há na Wicca que não há noutros caminhos?

Tem de haver algo na Wicca que o/a “chama”, que atrai. Que faz com que deseje este caminho e saiba que este caminho é o certo para si e não outro qualquer? O que é isso? O que é que a Wicca tem que o/a atrai e que outros caminhos não lhe proporcionam? É porque se pode ligar a Natureza? É porque pode fazer Magia? Pense. Às vezes as perguntas mais simples, são as mais complicadas.

* O que espera da Wicca?

Espera ficar sentado/a a ouvir um padre falar e seguir todas as suas ordens como se ele fosse um pastor e você ser como uma ovelha que segue o rebanho? Espera fazer rituais e ver mesas a flutuar, demónios a aparecer na sua frente e pozinhos mágicos? Dedicar-se e estudar bastante tempo e de forma dedicada e aprofundada a religião e adoptá-la no seu dia-a-dia, tirando tempo diário para sentir os Mistérios e sentir, ver e falar com a Natureza e tudo mais?

Ser Wiccano não é fácil. Mas também não é difícil. Não existem padres para nos dizer o que é e o que não é. Se estivermos num coven, torna-se mais fácil, mas o caminho solitário não é tão fácil e exige mais do praticante. Não pudemos ser Wiccanos e apenas realizar Sabbats e Esbats e pronto é só isso e nada mais. A Wicca é mais do que apenas os ritos. É uma filosofia de Vida. Na Wicca o praticante é activo. Não assiste, ele próprio faz as coisas. A nossa religião está presente no nosso quotidiano, na forma como lidamos com o ambiente que nos rodeia, com as pessoas que conhecemos, com a Natureza e com os obstáculos com que nos defrontamos. A Wicca requer paixão e dedicação. Vou agora dar uma pouco da minha opinião pessoal, por exemplo, houve uma vez em que as minhas amigas fizeram uma festa de Halloween. Convidaram-me mas eu tinha de fazer o meu Samhain e era o único dia que tinha disponível daquela semana para não falar que era o dia típico de Samhain (31 de Outubro no Hemisfério Norte). Então decidi não ir. Muita gente não teria pensado 2x teria ido logo e “que se f**** o ritual!”. Mas a mim? Valeu a pena. Porque eu amo o que faço. E aceito sacrificar certas coisas por tal. Não digo que o leitor tenha de fazer isso, mas tenha em mente a seriedade da religião e da prática.

Para mim, e na minha opinião, a nossa religião, seja ela qual for, deve ser uma paixão nossa e algo que nos dá prazer e em que acreditamos ao invés de ser um fardo que temos de carregar. Apaixone-se pelo seu caminho e sinta prazer no que faz, porque assim, irá experienciar verdadeiramente.

Passando agora a alguns conselhos para o começo dos estudos:

1. Ler. Ler. Ler. Ler Mais. Ler é ESSENCIAL. E não deixo de focar este ponto. Leia o mais que conseguir e o mais variado tipo de fontes. Existem imensos autores, imensos livros. Leia-os. Sim, mais de 50% do que vai ler não está correcto ou contradiz-se. Mas leia. Porque é ao ler que pode fazer um confronto das ideias e decidir o que faz sentido e o que está certo. E assim, aprende para si e pode ajudar os outros.
2. Duvide de Tudo. Tudo o que lhe digam, mesmo que Gerald Gardner venha no seu sonho e diga algo, duvide. Nada é certo e todos podem mentir. Questione a veracidade de tudo o que lê.
3. Não pense já em Iniciação. Como já referi sim é um passo importante, mas o ritual em si, se não houver um imenso período de preparação antes, não serve de nada.
4. Não ligue para a ideia do “um ano e um dia”. Você vai adoptar uma religião, quem sabe, para a sua vida. Acha mesmo que um dia e um ano serve para aprender o que precisa e necessita para se dedicar e tomar a decisão de adoptar essa religião? Deixe o tempo ir. A Deusa não se importa se demorar 20 anos a tomar a decisão. Tenha absoluta certeza do que deseja. “Em Perfeito Amor e Perfeita Confiança”.
5. Conviva com outros Pagãos. Uma das boas formas de aprender é através da Socialização. Conheça outros pagãos, no jornal, na Internet, em Comunidades, no Orkut, etc. Conheça novas pessoas. Isso irá abrir imensas portas e irá dar-lhe acesso a novos conhecimentos e amizades. Eu aprendi mais no meu ano no chat do Círculo Pagão do que no meu primeiro ano a estudar Wicca. Mas recorde-se, duvide. Há muito doido por aí, não acredite em tudo o que lhe chega as mãos.
6. Pense bem no que faz. Não faça rituais à toa. Não vá online pegue num ritual qualquer e faça, sem ter bases do que está a fazer. Analise, estude, veja o que está fazendo. As simbologias, os Deuses, os panteões, as mitologias, as palavras, os textos, etc. Analise tudo com cuidado. Com Magia não se brinca.

Podia ficar aqui horas dando conselhos. Há imensos. A Deusa não é uma Barbie Cósmica, o Mundo necessita Equilíbrio, a Magia não é Branca nem Negra, etc. Mas… sigo o pensamento que não devemos obter as informações de bandeja. Ou seja, devemos esforçar-nos por elas. Portanto… Pesquise. Aprenda. Conheça. E acima de tudo Divirta-se. Relembre-se, faça disto a sua paixão. Algo que você ama. E tudo tornar-se-á fácil.

Boa Sorte e que a Deusa esteja consigo nos seus Estudos,

Bênçãos da Deusa,

MissElphie
avatar
MissElphie
Membro
Membro

Feminino Capricórnio Macaco
Mensagens : 31
Pontos : 2888
Reputação : 2
Data de inscrição : 01/01/2010
Idade : 24
Localização : Braga, Portugal

http://caminhomagico.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Começar na Wicca

Mensagem por Aislin Morgan em Sex Jan 01, 2010 6:42 pm

Eu li isso no CP. Achei muito interessante pra quem esta começando, muitos tem duvidas, eu tenho duvidas.
E isso vai ajudar muita gente que precisa de ajuda.
avatar
Aislin Morgan
Admin
Admin

Feminino Gémeos Macaco
Mensagens : 286
Pontos : 3374
Reputação : 12
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 25
Localização : Brasília

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Começar na Wicca

Mensagem por MissElphie em Sab Jan 02, 2010 12:51 pm

Eu espero que sim, que ajude. Já encontrei muita gente com dificuldades em como começar a estudar, porque é um tema tão vasto e depois não sabem se estão ou não prontos para dar o passo seguinte e tomar a Wicca como sua religião, e eu tentei abordar isso no artigo.
avatar
MissElphie
Membro
Membro

Feminino Capricórnio Macaco
Mensagens : 31
Pontos : 2888
Reputação : 2
Data de inscrição : 01/01/2010
Idade : 24
Localização : Braga, Portugal

http://caminhomagico.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Começar na Wicca

Mensagem por Nightwolf em Dom Jan 03, 2010 11:23 am

Ótima matéria.
Tenho certeza que vai ajudar muito.
Vou coloca-lá em nosso portal na seção de matérias destaque.
avatar
Nightwolf
Admin
Admin

Masculino Aquário Dragão
Mensagens : 163
Pontos : 3349
Reputação : 17
Data de inscrição : 02/10/2009
Idade : 28
Localização : Muzambinho

http://forum.ouniversodamagia.co.cc

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Começar na Wicca

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum