As Runas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As Runas

Mensagem por MissElphie em Sex Jan 01, 2010 7:58 pm

Runas



As runas são um método de adivinhação usado desde a antiguidade, tiveram a sua origem na cultura Nórdica.

As runas, normalmente, são desenhadas em pequenas pedras ou pedaços de madeira, porém há outros materiais.

O alfabeto de que vos vou falar é o Futhark, que é o que eu possuo e é o mais famoso, por assim dizer.

Futhark

O conjunto Futhark é constituido por 24 runas normais e 1 runa branca.

Abaixo encontra-se uma pequena descrição de cada runa.


RUNA BRANCA
Esta runa às vezes é descartada dos jogos por certos leitores por não estarem certo de sua existência. Outras vezes representada com um ponto ao centro. A Runa Branca está associada à lei cósmica ou carma, esta runa refere à colheita do que foi plantado. Desta forma, ela determina todo seu destino, uma confiança absoluta e uma aceitação plena e disponibilidade para encarar o verdadeiro sinal do começo e do fim. A plenitude do TODO.


MANNAZ
Significa o EU, o ser humano. Literalmente, "homem". Desejo de mudanças. Participar, não deixar que seja dominar, tornar o a rotina da vida mais agradável possível. Realizar as coisas com perfeição e não ter pressa. Viver mais socialmente.
Sentido Invertido: Não culpar o outro; a falha pode ser nossa. Fazer uma reflexão sobre o passado. Planejar melhor o seu futuro, novas e brilhantes idéias surgirão.


GEBO
"Presente". Indica boa sorte, união ou parceria harmoniosa, tanto emocional quanto financeira. Ligada ao amor, esta runa interpreta-se por atitudes de fraternidade, força mágica, liberdade e espiritualidade.
Sentido Invertido: Não há


ANSUZ
Literalmente, "um deus". Seu significado conduz ao conhecimento e sabedoria, o trilhar no rumo da comunicação com Deus. Ao recebimento de mensagens, sinais, presentes, avisos. Novos caminhos e novas circunstâncias de vida. Aconselhamento de pessoas mais experientes.
Sentido Invertido: A ignorância, retratada por maus conselhos, influências negativas.


OTHALA
Significa ligações com propriedade, posse. Apego materialista. Possibilidade de recebimento de herança, presentes, e também de separações, rupturas, até mesmo com implicação de morte, uma vez que heranças, de certa forma, são resultados disto.
Sentido Invertido: Desvios, perdas, separações.


URUZ
Iniciação espiritual, teste de força, renascimento, mudanças benéficas, mesmo através de sofrimento, com processo em negócios.
Sentido Invertido: Problemas de saúde, insuficiência pessoal, desapontamentos, negócios enfraquecidos.


PERDHRO
Esta runa se associa ao emocional, ao processo espiritual, em actividade actuante, com mudança para melhor, boas surpresas, ganhos inesperados e lucros.
Sentido Invertido: Há necessidade de recuar, para prosseguir. Não deixar tentar pelas glórias do passado. Possibilidade de obstáculos e de perdas financeiras.


NAUDHIZ
Não há porque lutar contra o destino. Esta runa, associada a Saturno, "o Senhor do Carma", literalmente, "necessidade", indica que tudo tem seu tempo certo. Mas é sempre bom analisar se e verificar em que se poderá mudar para não atrair problemas. Alguns impedimentos poderão ocorrer.
Sentido Invertido: Há que controlar seus impulsos, esforçando se para pensar positivamente. Paciência, em dose certa, será bom.

ou
INGWAZ
Fertilidade. Energia potencial, realizável. Novas realizações, novas amizades. Período de calma, extroversão, de renascimento.
Sentido Invertido: Não há


EIHWAZ
Transição positiva. Progresso. Mudanças. Viagens. Tenha paciência e calma. O surgimento de novas coisas está acontecendo. Coloque em dia os seus negócios.
Sentido Invertido: Não há.


ELHAZ
Proteção e abrigo para quem, num jogo, retira esta runa. Novos desafios e novas oportunidades. Manter firme e redobrada a atenção e mentalizar a certeza do progresso.
Sentido Invertido: Cuidar bem da saúde e não assumir responsabilidades que não são suas. Para proteção, analisar bem as
associações e amizades.


FEHU
Esta runa está ligada ao poder, posses e riqueza, possíveis através de investimentos e ganhos por correta administração. Realizações materiais e espirituais. Renovação interior.
Sentido Invertido: É importante prevenir contra possíveis perdas e frustrações. Abandonar o projecto em mente, de difícil realização. Manter, entretanto a serenidade e o autocontrole.


WUNJO
Alegrias, bem estar, novas energias, esperanças, harmonia, felicidade. Meditar e procurar adequar-se as novas circunstâncias.
Sentido Invertido: Procurar dominar a ansiedade. Possibilidade de crises e de infelicidade emocional. Honestidade e justiça.


JERA
Colha, agora, o que antes plantou. A colheita será, então, o resultado do plantio. Na natureza, tudo é cíclico, com regularidade. A fertilidade é o resultado dessa observância.
Sentido Invertido: Não há


KENAZ
Fogo. Associada a Marte, esta runa simboliza a abertura, o fim dos problemas e dos obstáculos. A liberdade e a felicidade em relacionamentos. E, também, a resolução pendente de problemas.
Sentido Invertido: Há que manter a integridade e o equilíbrio interno. Possibilidade de término de relacionamento. Inconstância.


TIWAZ
O progresso é fruto de iniciativa, força de vontade, acção, conquista coragem e dedicação. As interligações físicas e espirituais determinam paciência, atividade e aumento de poder, promovendo a lei e a justiça.
Sentido Invertido: Fracasso, dificuldade e falta de energia podem ocorrer. Talvez uma separação seja o melhor, para evitar futuros sofrimentos.


BERKANO
Amadurecer idéias é, também, promover o amadurecimento das pessoas. O crescimento espiritual é o renascimento da alma, pronta a habitar um novo corpo físico. Possibilidade de casamento, gravidez. Um especialista deverá ser procurado, caso seja necessário.
Sentido Invertido: Possibilidade de separação. Analisar bem aquilo que bloqueia e impede a realização de projetos pessoais.


EHWAZ
Poderão ocorrer mudanças de casa, atividade, de modo de vida. Haverá, certamente, um movimento e o aparecimento de um novo amor.
Sentido Invertido: Movimentos poderão ser bloqueados. Situações difíceis e problemas antigos poderão retornar.


LAGUZ
Água. Magnetismo pessoal, capacidade psíquica, intuição, inspiração, alegria de viver, espiritualidade, sabedoria. Possibilidade de união feliz.
Sentido Invertido: Não seja inflexível. Nem cego! Nem se esforce mais do que seja capaz. Possibilidade de falta de intuição, inspiração e de sensibilidade.


HAGALAZ
Ar. É importante que haja compreensão e aceitação para o obstáculo temporário e as limitações naturais das circunstâncias. Promova o autocontrole das situações e de si próprio, contando com a sua ajuda, para solucionar problemas.
Sentido Invertido: Não há.


RAIDHO
Roda. Viagens proveitosas; o envio e recebimento de mensagens positivas. Oportunidade para realização de negócios.
Sentido Invertido: Desencontros. Cancelamento de compromissos. Ocasião desconfortável a negócios e relacionamentos. Controlar as emoções, pensamentos antes de falar, será de bom proveito.


THURISAZ
Espinho. Ligada a Thor, filho de Odin, esta runa significa ajuda inesperada proteção. É momento para árduo trabalho. Não se reporte ao passado, com mágoa. É tempo de ter aprendido com ele.
Sentido Invertido: Pode ocorrer perda súbita. Não torne decisões precipitadas, para que não haja, depois, arrependimento. Aguarde os acontecimentos.


DAGAZ
Aurora. Prosperidade, transformação, realização, muito trabalho e próspera atividade. O despertar de uma nova era, feliz e saudável. Sentido Invertido: Não há.


ISA
Gelo. Falta de entusiasmo. Esfriamento, retardamento. Suspensão de planos. Sacrifícios. Renuncias.
Sentido Invertido: Não há.


SOWILO
Sol. Vitória! Força espiritual, afastamento as trevas da ignorância. Novo impulso à auto valorização, auto expressão, reconhecimento e valorização pessoal.
Sentido Invertido: Não há.

--
Informação retirada de:
Folheto "Guia Completo das Runas" (que acompanha o meu conjunto)
Livro de Runas Antigas - Godric’s Hollow
avatar
MissElphie
Membro
Membro

Feminino Capricórnio Macaco
Mensagens : 31
Pontos : 2888
Reputação : 2
Data de inscrição : 01/01/2010
Idade : 24
Localização : Braga, Portugal

http://caminhomagico.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As Runas

Mensagem por Violet Revontulet em Sex Jan 01, 2010 8:08 pm

Outros alfabetos rúnicos por Márcio Sandro.
Poema Rúnico Anglo-Saxão
Poema Rúnico Islandes
Poema Rúnico Noruegues



E analise das colunas e simetrias pelo morte súbita. Eu o acho bem útil na hora de fazer a "parte invertida"
avatar
Violet Revontulet
Membro
Membro

Feminino Sagitário Macaco
Mensagens : 10
Pontos : 2836
Reputação : 1
Data de inscrição : 01/01/2010
Idade : 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As Runas

Mensagem por Brigit Dagdevos em Dom Out 17, 2010 4:14 pm

Tenho um gosto preferencial pelo Ogham
É um antigo alfabeto Irlandês simbolizado por pequenos riscos que eram gravados em árvores.
Costuma ser chamado alfabeto das árvores já que cada letra simbolisa uma árvore e no desenho o traço do principal simbolisa o tronco e os traços que saem do traço principal dos gravetos e as vertentes das árvores.
É super simples de aprender e claro, serve como instrumento de adivinhação e sorte.


Cada serie de letras é pertencende de um grupo (ou familia) chamadas Aicme.
Por exemplo B,L,S,F E N fazem parte do Aicme Beithe.
As árvores do alfabeto Ogham estavam divididas em três classificações, que nada tinham a ver com a sua forma física. Representavam meramente a sua ordem de importância para os duidas. Em primeiro lugar vinham os chefes, seguidos dos camponeses e dos arbustos. Dois símbolos, o Bosque e o Mar, não são na realidade árvores; a sua inclusão indica a consciência que os druidas tinhma do poder, tanto do mar como do grupo de árvores. As últimas cinco letras chamavam-se o Saco de Crânio e foram dadas pelo Deus do Mar Manannan.

Olha que fácil:



Aqui com a árvore correspondente a cada letra:



Esse foi o que eu fiz, já que seria dificil encontrar um lugar que cortasse a madeira em cubinhos a melhor forma foi improvisar, catei palitos de picolé na praia e depois de lava-los desenhei as runas com pincel 0 e tinta preta, fazer de canetinha teria o mesmo efeito. Acho que o importante é que seja feito pelas suas mãos, assim ele será completamente seu e estará em uma melhor conexão com você.


Para adivinhar, pinte ou grave os símbolos num dos lados de alguns paus chatos. Os símbolos podem também ser desenhados em cartas e lidos como se lê o tarot. Escolha sete paus sem olhar. Concentre-se na pergunta enquanto os segura com ambas as mãos. Então os atire suavemente para o chão à sua frente. Os paus mais perto representam o presente; os que ficarem mais longe, o futuro. Quaisquer paus que se toquem ou sobreponham tem uma ifluência direta e combinada um sobre o outro.

Os seguintes sinais Ogham podem ser gravados em paus chatos para adivinhar, gravados em velas, ou usados para escreverem os pedidos a serem apresentados aos Deuses durante os Rituais.

Aqui umas imagens pra inspirar:



*-*





Aqui um blog muito bom que fala só sobre o ogham:
http://sabedoriadasarvores.wordpress.com/

E aqui o link pra download da fonte, pra quem quiser usar no paind, msn e editores de imagem:
http://www.dafont.com/beth-luis.font

Espero ter ajudado, god bless you cheers
avatar
Brigit Dagdevos
Membro
Membro

Feminino Áries Cachorro
Mensagens : 13
Pontos : 2549
Reputação : 2
Data de inscrição : 16/10/2010
Idade : 23

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As Runas

Mensagem por Brigit Dagdevos em Ter Out 19, 2010 10:23 am

Oi denovo(sou chata mesmo e ai), achei mais escritas runicas aqui, que servem tanto como método de escrita oculta (hihi, adoro essa expressão) como metodo de adivinhação, mas não os estudei a fundo ainda (:






















Então, as runas como qualquer outra material mágico (nunca se esqueçam disso) tem uma conexão melhor se forem feitas com material natural e pelas suas próprias mãos.
Pra quem quer estudar sobre runas, recomendo este livro:
Ele explica muitos meios de adivinhação pelas runas, a associação delas com os astros, e a importancia da sua criatividade na hora de criar um metodo de adivinhação, afinal, os métodos funcionam diferente para cada pessoa, o que serve bem pra mim pode não servir tão bem pra você, por isso mostrei varios tipos de runas diferentes, cabe a nós saber o que nos é cabível.
As runas da bruxa - Sussan Shepard deve ter ele hostado em pdf em algum lugar do google mas não encontrei Sad


avatar
Brigit Dagdevos
Membro
Membro

Feminino Áries Cachorro
Mensagens : 13
Pontos : 2549
Reputação : 2
Data de inscrição : 16/10/2010
Idade : 23

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As Runas

Mensagem por Violet Revontulet em Qua Out 20, 2010 4:55 pm

Nas runas todos os alfabetos, que são variações regionais, tem a utilização tanto para a escrita quanto para adivinhação. Lembre-se que a habilidade escrever nem sempre foi algo que abrangisse todo mundo.
É mais fácil trabalhar com o elder futhark por ser mais fácil de encontrar informações.
avatar
Violet Revontulet
Membro
Membro

Feminino Sagitário Macaco
Mensagens : 10
Pontos : 2836
Reputação : 1
Data de inscrição : 01/01/2010
Idade : 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As Runas

Mensagem por Brigit Dagdevos em Qui Out 21, 2010 6:06 pm

Pra isso serve o fórum, pra trazer as informações que algums pessoas não encontram facilmente. Exemplo disso é o buckland que não tem ele em pdf ou de forma alguma na internet em português. To digitando o que posso pra postar aqui no fórum, e sobre habilidades acho que todo mundo nasce do mesmo jeito e tem as mesmas chances de desenvolver as habilidades que prefirir, mas lógico que tem que haver respeito quando o assunto é a escolha...eu prefiro o ogam, você o Futhark, minha amiga o Passing the river..vai de pessoa pra pessoa Smile
avatar
Brigit Dagdevos
Membro
Membro

Feminino Áries Cachorro
Mensagens : 13
Pontos : 2549
Reputação : 2
Data de inscrição : 16/10/2010
Idade : 23

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As Runas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum